E.E.F
MONSENHOR JOVINIANO BARRETO
Rua do Cruzeiro, 657, Bairro Centro, Juazeiro do Norte, CE, CEP.
63040-270
CNPJ Nº. 01.908.449\0001-15 – CÓDIGO INEP: 23165731
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP
Juazeiro do Norte – CE
2012
Sumário
Apresentação.............................................................................................03
I – Justificativa.............................................................................................05
II - Referencial Teórico................................................................................08
III - Proposta Curricular...............................................................................09
Princípios
e fins da educação.............................................................09
Normas
de convivência.....................................................................10
Objetivos
gerais e específicos por disciplina......................................12
Quadro
de metas e estratégias...........................................................19
Sistema
de avaliação da aprendizagem...............................................20
Organização
do ensino.....................................................................22
Calendário
escolar............................................................................23
Avaliação
do PPP.............................................................................26
Reflexão
no aspecto político pedagógico...........................................27
Atividades
Pedagógicas complementares...........................................28
Projetos
com a comunidade..............................................................29
Inclusão
de alunos com deficiência....................................................30
Apresentação
A Escola de Ensino Fundamental
Monsenhor Joviniano Barreto foi fundada e inaugurada em 09 de abril de 1950 pelo
Professor Elias Rodrigues Sobral e Tobias Ribeiro Silva com o nome de Grêmio
Recreativo Monsenhor Joviniano Barreto, pela lei Municipal nº 1033, de 22 de
setembro de 1983. Está localizada à Rua do Cruzeiro nº 657, no bairro Centro,
na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará, CEP: 63010-070, nº. 23165731 no censo
escolar, CNPJ: 01908.449/001-15
A escola atende a uma clientela de
370 alunos matriculados e distribuídos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental,
nos turnos, matutino e vespertino. Para isso, a E.E.F Monsenhor Joviniano
Barreto dispõe de uma estrutura física contendo 05 salas de aula, 01 secretaria,
01 laboratório de informática, 01 cantina, 01 almoxarifado, 03 banheiros, 01 pátio
interno, 01 sala de professores e 01 biblioteca.
O núcleo gestor é composto por um
Diretor Administrativo (Maria Herbene Guedes Costa), uma Coordenadora Pedagógica
(Ana Nere Dias de Araújo Dantas), uma articuladora (Cícera Samara Bezerra de
Menezes) uma Orientadora Educacional (Maria do Socorro Pereira Morais) e uma Secretária
(Maria Natália Pereira Landim).
-
Direção – Responsável ativa e passivamente perante a lei e pela sociedade para
o gerenciamento e organização da escola
-
Coordenação Pedagógica – Responsável pela assessoria e suporte no planejamento
das atividades pedagógicas, buscando promover a melhoria da qualidade de
ensino.
-
Secretaria – Departamento responsável pela atualização e controle de arquivos e
emissão de toda a documentação escolar, como cuidar para que esses documentos
não contenham erros nem rasuras.
-
Articulação – Responsável pelo acompanhamento dos alunos nos aspectos sociais,
afetivos e comportamentais, cooperando para a formação integral do aluno.
Juntamente com o Coordenador Pedagógico, faz o elo entre Escola e Família.
O
corpo docente é formado por 24 professores pós-graduados. O corpo técnico possui
01 merendeira, 02 auxiliares de serviços gerais, 03 auxiliares de secretaria, 03
vigias e 02 agentes administrativos, 01 digitador e 01 monitor de laboratório
de informática.
O Projeto Pedagógico da escola está
ligado principalmente ao social, pois é de interesse de toda a sociedade. Na
questão política temos como compromisso formar um cidadão crítico e formador de
opinião para a sociedade. O PPP tem como objetivo criar maneiras de mudar e melhorar
o processo educacional através da participação de todo o quadro de professores
e funcionários na organização e execução das propostas elaboradas.
Sua elaboração se deu a partir das
exigências da LDB e de acordo com a Resolução 395/2005 do Conselho Estadual de
Educação que delegam:
Art.
1º- A educação é dever da família em primeiro lugar, e depois dos órgãos
competentes e responsáveis pelos direitos humanos de educação de qualidade. São
eles, os órgãos nacionais, estaduais e municipais. Tendo como inspiração os
princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Tem por
finalidade a aprendizagem, desenvolvimento do educando, como também seu preparo
para o exercício da cidadania e uma melhor qualificação para o mercado de trabalho.
Art.
2º- Os estabelecimentos de ensino devem respeitar as normas comuns e as de seu
sistema de ensino, terão incumbência de:
I-
Elaborar e
executar sua proposta pedagógica;
II-
Administrar seu
pessoal e seus recursos material e financeiro;
III-
Assegurar o cumprimento
dos dias letivos e das horas-aula estabelecidos;
IV-
Velar pelo
cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
V-
Promover meios
para recuperação dos alunos de menor rendimento;
VI-
Articular-se com
as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a
escola;
VII-
Informar aos pais
e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como a
execução de sua proposta pedagógica.
A E.E.F. Monsenhor Joviniano Barreto tem como meta
principal ensinar e orientar os seus alunos para que possam compreender o seu
papel de cidadão na sociedade, e participar ativamente tendo consciência dos
seus direitos e deveres, ser solidários e combater as injustiças, desigualdades
sociais e culturais e preconceitos, respeitar o próximo, posicionando-se
criticamente e de maneira responsável, com base nos conhecimentos adquiridos na
própria vivência, como também através das experiências e ensinamentos dos seus
colegas e professores.
Mediante transmissão de conhecimentos, queremos objetivamente
formar nos nossos alunos uma mentalidade aberta para novas propostas como a
inclusão das diferenças nas escolas, e que estes possam buscar e aceitar as
transformações sociais sabendo valorizar o outro considerando suas capacidades
e limitações.
Como sabemos, a educação está fundada nos quatro
pilares que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e
aprender a ser, e é com base nesses fundamentos que queremos desenvolver nos
educandos uma personalidade autônoma, que favoreça a contribuição para uma
sociedade digna e igualitária.
Justificativa
Nossa comunidade escolar é formada em sua maioria de
famílias carentes com uma realidade social e cultural diferenciada, advinda dos
Sítios Logradouro, vila Carité, Sítio Pedrinhas, Aeroporto, e bairros
adjacentes, por se tratar de uma escola que fica localizada no centro, abrangendo
assim todas as áreas da cidade. As famílias sobrevivem de diversas atividades
econômicas, como a agricultura e o comércio. A saúde, a segurança e o lazer não
atendem satisfatoriamente a comunidade.
Considerando tal situação, e sendo a escola um ponto
de partida para o conhecimento, nossa proposta de trabalho é preparar,
capacitar e promover o aluno para uma sociedade mais justa.
Dia-a-dia a escola vem crescendo em importância. A
sociedade está cada vez mais impondo, e necessitando de cidadãos educados nas
letras, nos números, nas ciências e em outras áreas de conhecimento humano. Por
isso se faz necessário um Projeto Político Pedagógico voltado para a integração
do homem dentro dessa sociedade.
Consciente está de que o homem encontra-se em constante
transformação das suas ações e reflexões através da sua aprendizagem. Este é o
ponto: educar para o bem construindo uma sociedade solidária e igualitária, sem
preconceito, ensinando com afetividade para que no futuro possamos reconhecer
em nossos educandos, todo ensinamento partilhado, tornando válido todo o
esforço e determinação.
Nossos valores:
-
Respeito:
valorizar os direitos e deveres, as necessidades e preocupação de todos,
responsabilidade para com o crescimento da escola.
-
Organização:
prezar a ordem e a limpeza, procurando soluções inovadoras, como cartazes e
pinturas que mostrem a importância de se manter um ambiente sempre organizado e
limpo, e que estes frutifiquem em resultados para os nossos clientes e resolvam
nossos desafios organizacionais;
-
Participação:
trabalhar em equipe, tendo em mente que
o mais importante é o bem comum da escola e que cada pessoa contribui de acordo
com sua capacidade nas atividades escolares;
-
Criatividade:
Incentivar a criatividade, como meio de enfatizar e inovar sempre que
necessário a individualidade e cooperação.
Visão de futuro - Ser uma escola eficiente e eficaz, com
responsabilidade voltada para a qualidade e excelência, oferecendo a
oportunidade de aprender e ensinar a todos que se fizerem presentes nessa
construção de valores: alunos, pais, professores, funcionários e comunidade
local.
Nossa missão – Manter o compromisso com o trabalho que desenvolvemos
e cujo objetivo principal é oferecer um ensino de qualidade contribuindo para a
formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de agir na transformação
da sociedade implantando nela os conhecimentos adquiridos, formando opiniões e
cooperando conosco em um ambiente de intensa criatividade, com motivação e
respeito pelo próximo e por si mesmo.
Pontos fortes:
-
Investir na
capacitação dos professores;
-
Aulas dinâmicas
contextualizadas com a realidade dos alunos;
-
Planejamentos
periódicos visando nortear as atividades pedagógicas e oferecer aos professores
subsídios para solucionar problemas diários;
-
Decisões
coletivas;
- Merenda escolar, acompanhada por
nutricionista de qualidade;
- PPP/PDE.
- Projetos educacionais
Pontos fracos:
-
Dificuldade com
indisciplina dos alunos;
-
Alunos
influenciados pela situação financeira;
-
Desinteresse dos
alunos;
-
Deficiência na
aprendizagem;
-
Pouco
comprometimento dos familiares;
-
Falta de espaço
físico para a realização de atividades lúdicas, físicas, etc.
Objetivos Gerais (de acordo com os
PCN’s)
-
Compreender a cidadania como participação social e política, como exercício de
direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes
de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e
também exigindo respeito para si mesmo;
-
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes
situações sociais, utilizando o diálogo como forma de resolver conflitos e
tomar decisões coletivas;
-
Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais,
materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de
identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
-
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem
como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra
qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de
crenças, de sexo, de etnia ou em outras características individuais e sociais;
-
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente,
identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo
ativamente para a melhoria do meio ambiente;
-
Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em
suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, ética, estética, de inter-relação
pessoal e de inserção social para agir com perseverança na busca de
conhecimento e no exercício da cidadania;
- Conhecer
o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como
aspectos básicos da qualidade de vida e agir com responsabilidade em relação à
sua saúde e à coletiva;
-
Utilizar as diferentes linguagens verbais, musical, matemática, gráfica,
plástica e corporal, como meio para produzir, expressar e comunicar suas
ideias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e
privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
-
Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para
adquirir e construir conhecimentos;
-
Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los,
utilizando para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a
capacidade de análise crítica, a seleção de procedimentos e a verificação de
sua adequação.
Objetivos estratégicos
-
Melhorar gradativamente
o desempenho acadêmico dos alunos;
-
Fortalecer sempre
mais a gestão da escola;
-
Garantir a
participação dos pais na escola.
-
Manter uma
parceria entre os pais e a escola objetivando a educação dos alunos
-
Investir em
materiais didáticos, pedagógicos para um melhor desenvolvimento dos alunos.
-
Investir em
atividades extra sala, objetivando uma melhor integração entre a escola e os
alunos.
-
Capacitar os
nossos professores e funcionários, visando uma educação de mais qualidade.
-
Manter parcerias
com a Secretaria de educação, mantendo-a sempre presente na instituição e a par
do que acontece como também das necessidades da escola.
-
Manter parcerias
com empresas de grande porte, para que sejamos apadrinhados sempre que
precisarmos realizar um evento ou precisar de um dos seus serviços sócio-
culturais e econômicos.
-
Investir
estruturalmente nas dependências da escola, proporcionando um maior conforto na
acomodação dos alunos.
Referencial Teórico
A E.E.F. Monsenhor Joviniano Barreto será o suporte
para a formação de um homem crítico, formador de opinião, participativo,
reflexivo, autônomo, criativo, solidário e construtor da sua própria história
de vida e realidade, sendo ele responsável pelas suas atitudes futuras.
Para essa formação, precisamos dimensionar ações
coletivas com os vários segmentos responsáveis pela educação.
Sabemos que existem diferentes processos envolvidos na
aprendizagem, bem como uma diversidade de maneiras de aprender. As teorias
educacionais ainda estão distantes da prática cotidiana. Os diferentes enfoques
teóricos estão sendo questionados e alguns dogmas estão sendo revistos. Em um
momento no qual cada vez mais os paradigmas estabelecem uma interlocução entre
si e diferentes leituras da realidade, vemos que não existe um só ponto de
vista verdadeiro; é necessário retomar alguns dos principais eixos teóricos que
norteiam as diversas práticas pedagógicas e as contribuições de cada um para a
escola.
Um currículo integrado é uma proposta educativa aberta
e ativa, centrada no aprendiz, fruto da negociação dos elementos pessoais
envolvidos, que procura organizar o ensino em torno de temas relevantes para o
estudante, flexibilizando um maior ou menor grau às fronteiras entre
disciplinas acadêmicas, assim como os horários e os espaços escolares, e na
medida do possível, conectando todas as fontes de conhecimento com o ambiente
sócio-natural-local e global da escola, sempre em um clima de diálogo social no
seio da comunidade escolar educativa, de trabalho colaborativo entre todos os
elementos pessoais da escola, tendo em vista uma educação integral e
individualizada que leva a uma autêntica compreensão e com isso, a um
pensamento criativo e crítico.
Trata-se, em suma, de uma mera perspectiva, de um novo
paradigma educacional que busca a unidade dos processos educativos, o que
requer uma alta coerência intracurricular.
No que se refere à
educação inclusiva, a escola é um dos espaços de ação de transformação, que
conjuga a idéia de políticas educacionais e políticas sociais amplas que
garantem os direitos da população. A educação inclusiva requer mudanças no
processo de gestão, na formação de professores, nas metodologias educacionais,
com ações compartilhadas e práticas colaborativas que respondam às necessidades
de todos os alunos. A inclusão é um desafio para o sistema de ensino. A
promoção da educação inclusiva, fundamentada no princípio da universalização do
acesso a educação e na atenção à diversidade, requer uma filosofia de educação
de qualidade para todos.
Na busca desse pressuposto é essencial o
desenvolvimento de uma pedagogia centrada no educando, a ampliação da
participação da família e da comunidade nos espaços educacionais, a organização
das escolas para a participação e aprendizagem de todos os estudantes e a
formação de redes de apoio à inclusão.
O movimento pela
inclusão se constitui numa postura ativa de identificação das barreiras que
alguns grupos encontram no acesso à educação e também na busca dos recursos
necessários para ultrapassá-las, consolidando um novo modelo educacional de
construção de uma escola aberta às diferenças. Através desse embasamento é que
tentaremos direcionar a nossa escola para saber lidar no dia-a-dia com as
diferenças que possam surgir e orientar toda a comunidade para aceitar e
conviver com a inclusão escolar.
Proposta Curricular
Princípios e fins da educação
O ensino será ministrado com base
nos princípios do art. 3º da LDB, que dizem:
I.
Igualdade de
condições para o acesso e permanência na escola;
II.
Liberdade de
aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o
saber;
III.
Pluralismo de
idéias e de concepções pedagógicas;
IV.
Respeito à
liberdade e apreço à tolerância;
V.
Coexistência de
instituições públicas e privadas de ensino;
VI.
Gratuidade do
ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII.
Valorização do
profissional da educação escolar;
VIII. Gestão democrática do ensino público, na forma desta
Lei e da Legislação dos Sistemas de Ensino;
IX.
Garantia de
padrão de qualidade;
X.
Valorização da
experiência extra-escolar;
XI.
Vinculação entre
a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
De acordo com a Resolução 395/2005 a instituição de
ensino deve favorecer a toda comunidade escolar oportunidade no desenvolvimento
de sua ação pedagógica.
O nosso currículo tem como parâmetro as orientações do
MEC/PCNs, onde os temas transversais se fazem presentes nas áreas
convencionais, interligando as questões da atualidade e mobilizando tais
conteúdos em torno das temáticas escolhidas, de forma que as diversas áreas não
apresentem conteúdos isolados, mas digam respeito aos diversos aspectos que
compõe o exercício da cidadania.
Além de preparar as crianças para determinada
sociedade, a educação deve constantemente fornecer-lhes referências, estímulos
e o estabelecimento de correlação que lhes permitam compreender o mundo que as
rodeia e comportarem-se nele como cidadãos responsáveis e transformadores da
realidade.
A transversalidade e a interdisciplinaridade são dois
mecanismos eficientes na absorção das competências e na construção da
cidadania. Ambos se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento e
apontam a complexidade do real.
O convívio escolar
refere-se a toda e qualquer relação vivida dentro da escola pelas pessoas que
formam a comunidade escolar. Todos tentam passar coerência com o que se prega e
o que se faz, transmitindo sempre uma mensagem construtiva no trabalho
desenvolvido.
Currículo é uma construção social do conhecimento,
pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a
transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e a forma de
assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que
compõe uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar.
Normas de convivência
Dos docentes
O corpo docente é constituído por
todos os seus professores habilitados na forma de legislação em vigor. Ao professor
compete:
-
Cumprir e fazer
cumprir o regimento escolar, assim como as diretrizes e normas baixadas pela
Secretaria de Educação do município, pela direção da escola e pelos normativos
do sistema;
-
Elaborar o plano
anual, área de estudo ou disciplina de sua competência e orientar as atividades
dos alunos de acordo com as diretrizes da escola e com as determinações da
Secretaria de Educação do município;
-
Comparecer às
reuniões de planejamento didático ou às extraordinárias quando convocados pela
direção;
-
Cumprir a carga
horária prevista e recuperar as horas-aula quando não houver completado o
mínimo exigido por lei;
-
Registrar no
diário de classe as atividades, os conteúdos desenvolvidos, a freqüência dos
alunos e os resultados da avaliação dos trabalhos escolares, cuidando para que
esses registros não contenham erros e nem rasuras;
-
Cumprir os
horários e programas de atividades promovidos pela direção;
-
Cooperar na
manutenção da disciplina e no incentivo à boa conduta dos alunos;
-
Comparecer às
reuniões de pais e mestres com o objetivo de promover a interação entre a
família e a escola;
-
Entregar, no
prazo previamente estipulado pela secretaria, o resultado do aproveitamento e
freqüência dos alunos;
-
Adotar em classe
os livros escolhidos pela escola;
-
Prevenir as
faltas justificáveis em tempo hábil;
-
Participar de
cursos e seminários quando convocados pela Secretaria de Educação do município.
Serão concedidas as seguintes vantagens aos
professores da escola, quando em pleno gozo de suas atividades, além dos
direitos previstos por lei:
-
Assessoramento técnico-pedagógico;
-
Participar de
cursos de aperfeiçoamento;
-
Participar de
atividades ou cursos de aperfeiçoamento e/ou atualização.
Dos discentes
O corpo discente é constituído por
todos os alunos regularmente matriculados na escola. São direitos do aluno:
-
Receber, em
igualdade de condições, a orientação necessária para realizar suas atividades
escolares, bem como usufruir de todos os benefícios de caráter religioso,
educativo ou social que a escola proporcione;
-
Participar de todas as agremiações estudantis
que funcionem no estabelecimento;
-
Ter garantia de
matrícula quando proceder de Escola de Ensino Fundamental da rede municipal;
-
Requerer
matrícula de acordo com as possibilidades da escola, quando por motivo justo a
tiver cancelado, desde que preencha os critérios de faixa etária, determinada
pela legislação em vigor;
-
Ter assegurada a
matrícula, mesmo quando repetente, e permanecer na faixa de obrigatoriedade do
ensino fundamental;
-
Ser encaminhado
ao ensino supletivo, quando repetente fora da faixa de obrigatoriedade do
ensino fundamental;
-
Ter assegurado o
respeito a sua opção religiosa;
-
Ser respeitado
por todo o pessoal da escola e pelos colegas;
-
Ser considerado e
valorizado em sua individualidade, sem comparação ou referência;
-
Ser orientado em
suas dificuldades;
-
Ser ouvido em
suas queixas e reclamações;
-
Receber seus
trabalhos devidamente corrigidos e avaliados;
-
Requerer
cancelamento de matrícula ou transferência, diretamente quando maior de idade,
ou através dos pais ou responsáveis quando for menor;
-
Requerer quantas
vias de documentos se fizerem necessárias;
-
Requerer revisão
das verificações de rendimento escolar, desde que o faça no prazo de 72 horas
após a divulgação dos resultados;
-
Requerer segunda
avaliação quando por motivo justificado faltar às verificações realizadas na
época prevista;
-
Participar da
elaboração do plano global da escola.
São deveres do aluno:
-
Cumprir os
dispositivos regimentais, bem como as normas expedidas pela direção da escola;
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