PPP Projeto Político Pedagógico



E.E.F MONSENHOR JOVINIANO BARRETO
Rua do Cruzeiro, 657, Bairro Centro, Juazeiro do Norte, CE, CEP. 63040-270
CNPJ Nº. 01.908.449\0001-15 – CÓDIGO INEP: 23165731

 

 

 






 

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP










 


Juazeiro do Norte – CE
2012







Sumário

Apresentação.............................................................................................03
I – Justificativa.............................................................................................05
II - Referencial Teórico................................................................................08
III - Proposta Curricular...............................................................................09
Princípios e fins da educação.............................................................09
Normas de convivência.....................................................................10
Objetivos gerais e específicos por disciplina......................................12
Quadro de metas e estratégias...........................................................19
Sistema de avaliação da aprendizagem...............................................20
Organização do ensino.....................................................................22
Calendário escolar............................................................................23
Avaliação do PPP.............................................................................26
Reflexão no aspecto político pedagógico...........................................27
Atividades Pedagógicas complementares...........................................28
Projetos com a comunidade..............................................................29
Inclusão de alunos com deficiência....................................................30






Apresentação


            A Escola de Ensino Fundamental Monsenhor Joviniano Barreto foi fundada e inaugurada em 09 de abril de 1950 pelo Professor Elias Rodrigues Sobral e Tobias Ribeiro Silva com o nome de Grêmio Recreativo Monsenhor Joviniano Barreto, pela lei Municipal nº 1033, de 22 de setembro de 1983. Está localizada à Rua do Cruzeiro nº 657, no bairro Centro, na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará, CEP: 63010-070, nº. 23165731 no censo escolar, CNPJ: 01908.449/001-15
            A escola atende a uma clientela de 370 alunos matriculados e distribuídos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos turnos, matutino e vespertino. Para isso, a E.E.F Monsenhor Joviniano Barreto dispõe de uma estrutura física contendo 05 salas de aula, 01 secretaria, 01 laboratório de informática, 01 cantina, 01 almoxarifado, 03 banheiros, 01 pátio interno, 01 sala de professores e 01 biblioteca.
            O núcleo gestor é composto por um Diretor Administrativo (Maria Herbene Guedes Costa), uma Coordenadora Pedagógica (Ana Nere Dias de Araújo Dantas), uma articuladora (Cícera Samara Bezerra de Menezes) uma Orientadora Educacional (Maria do Socorro Pereira Morais) e uma Secretária (Maria Natália Pereira Landim).
- Direção – Responsável ativa e passivamente perante a lei e pela sociedade para o gerenciamento e organização da escola
- Coordenação Pedagógica – Responsável pela assessoria e suporte no planejamento das atividades pedagógicas, buscando promover a melhoria da qualidade de ensino.
- Secretaria – Departamento responsável pela atualização e controle de arquivos e emissão de toda a documentação escolar, como cuidar para que esses documentos não contenham erros nem rasuras.
- Articulação – Responsável pelo acompanhamento dos alunos nos aspectos sociais, afetivos e comportamentais, cooperando para a formação integral do aluno. Juntamente com o Coordenador Pedagógico, faz o elo entre Escola e Família.   
            O corpo docente é formado por 24 professores pós-graduados. O corpo técnico possui 01 merendeira, 02 auxiliares de serviços gerais, 03 auxiliares de secretaria, 03 vigias e 02 agentes administrativos, 01 digitador e 01 monitor de laboratório de informática.
            O Projeto Pedagógico da escola está ligado principalmente ao social, pois é de interesse de toda a sociedade. Na questão política temos como compromisso formar um cidadão crítico e formador de opinião para a sociedade. O PPP tem como objetivo criar maneiras de mudar e melhorar o processo educacional através da participação de todo o quadro de professores e funcionários na organização e execução das propostas elaboradas.
            Sua elaboração se deu a partir das exigências da LDB e de acordo com a Resolução 395/2005 do Conselho Estadual de Educação que delegam:

Art. 1º- A educação é dever da família em primeiro lugar, e depois dos órgãos competentes e responsáveis pelos direitos humanos de educação de qualidade. São eles, os órgãos nacionais, estaduais e municipais. Tendo como inspiração os princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Tem por finalidade a aprendizagem, desenvolvimento do educando, como também seu preparo para o exercício da cidadania e uma melhor qualificação para o mercado de trabalho.
Art. 2º- Os estabelecimentos de ensino devem respeitar as normas comuns e as de seu sistema de ensino, terão incumbência de:
I-                   Elaborar e executar sua proposta pedagógica;
II-                Administrar seu pessoal e seus recursos material e financeiro;
III-             Assegurar o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula estabelecidos;
IV-             Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
V-                Promover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento;
VI-             Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;
VII-          Informar aos pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como a execução de sua proposta pedagógica.

A E.E.F. Monsenhor Joviniano Barreto tem como meta principal ensinar e orientar os seus alunos para que possam compreender o seu papel de cidadão na sociedade, e participar ativamente tendo consciência dos seus direitos e deveres, ser solidários e combater as injustiças, desigualdades sociais e culturais e preconceitos, respeitar o próximo, posicionando-se criticamente e de maneira responsável, com base nos conhecimentos adquiridos na própria vivência, como também através das experiências e ensinamentos dos seus colegas e professores.
Mediante transmissão de conhecimentos, queremos objetivamente formar nos nossos alunos uma mentalidade aberta para novas propostas como a inclusão das diferenças nas escolas, e que estes possam buscar e aceitar as transformações sociais sabendo valorizar o outro considerando suas capacidades e limitações.
Como sabemos, a educação está fundada nos quatro pilares que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e é com base nesses fundamentos que queremos desenvolver nos educandos uma personalidade autônoma, que favoreça a contribuição para uma sociedade digna e  igualitária.

Justificativa


Nossa comunidade escolar é formada em sua maioria de famílias carentes com uma realidade social e cultural diferenciada, advinda dos Sítios Logradouro, vila Carité, Sítio Pedrinhas, Aeroporto, e bairros adjacentes, por se tratar de uma escola que fica localizada no centro, abrangendo assim todas as áreas da cidade. As famílias sobrevivem de diversas atividades econômicas, como a agricultura e o comércio. A saúde, a segurança e o lazer não atendem satisfatoriamente a comunidade.
Considerando tal situação, e sendo a escola um ponto de partida para o conhecimento, nossa proposta de trabalho é preparar, capacitar e promover o aluno para uma sociedade mais justa.
Dia-a-dia a escola vem crescendo em importância. A sociedade está cada vez mais impondo, e necessitando de cidadãos educados nas letras, nos números, nas ciências e em outras áreas de conhecimento humano. Por isso se faz necessário um Projeto Político Pedagógico voltado para a integração do homem dentro dessa sociedade.
Consciente está de que o homem encontra-se em constante transformação das suas ações e reflexões através da sua aprendizagem. Este é o ponto: educar para o bem construindo uma sociedade solidária e igualitária, sem preconceito, ensinando com afetividade para que no futuro possamos reconhecer em nossos educandos, todo ensinamento partilhado, tornando válido todo o esforço e determinação.

Nossos valores:

-          Respeito: valorizar os direitos e deveres, as necessidades e preocupação de todos, responsabilidade para com o crescimento da escola.
-          Organização: prezar a ordem e a limpeza, procurando soluções inovadoras, como cartazes e pinturas que mostrem a importância de se manter um ambiente sempre organizado e limpo, e que estes frutifiquem em resultados para os nossos clientes e resolvam nossos desafios organizacionais;
-          Participação: trabalhar em equipe, tendo  em mente que o mais importante é o bem comum da escola e que cada pessoa contribui de acordo com sua capacidade nas atividades escolares;
-          Criatividade: Incentivar a criatividade, como meio de enfatizar e inovar sempre que necessário a individualidade e cooperação.

Visão de futuro - Ser uma escola eficiente e eficaz, com responsabilidade voltada para a qualidade e excelência, oferecendo a oportunidade de aprender e ensinar a todos que se fizerem presentes nessa construção de valores: alunos, pais, professores, funcionários e comunidade local.

Nossa missão – Manter o compromisso com o trabalho que desenvolvemos e cujo objetivo principal é oferecer um ensino de qualidade contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de agir na transformação da sociedade implantando nela os conhecimentos adquiridos, formando opiniões e cooperando conosco em um ambiente de intensa criatividade, com motivação e respeito pelo próximo e por si mesmo.

Pontos fortes:

-          Investir na capacitação dos professores;
-          Aulas dinâmicas contextualizadas com a realidade dos alunos;
-          Planejamentos periódicos visando nortear as atividades pedagógicas e oferecer aos professores subsídios para solucionar problemas diários;
-          Decisões coletivas;
-    Merenda escolar, acompanhada por nutricionista de qualidade;
-    PPP/PDE.
-    Projetos educacionais

Pontos fracos:

-          Dificuldade com indisciplina dos alunos;
-          Alunos influenciados pela situação financeira;
-          Desinteresse dos alunos;
-          Deficiência na aprendizagem;
-          Pouco comprometimento dos familiares;
-          Falta de espaço físico para a realização de atividades lúdicas, físicas, etc.

Objetivos Gerais (de acordo com os PCN’s)

- Compreender a cidadania como participação social e política, como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e também exigindo respeito para si mesmo;
- Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de resolver conflitos e tomar decisões coletivas;
- Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou em outras características individuais e sociais;
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
- Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
- Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como aspectos básicos da qualidade de vida e agir com responsabilidade em relação à sua saúde e à coletiva;
- Utilizar as diferentes linguagens verbais, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
- Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
- Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, a seleção de procedimentos e a verificação de sua adequação.   


Objetivos estratégicos

-          Melhorar gradativamente o desempenho acadêmico dos alunos;
-          Fortalecer sempre mais a gestão da escola;
-          Garantir a participação dos pais na escola.
-          Manter uma parceria entre os pais e a escola objetivando a educação dos alunos
-          Investir em materiais didáticos, pedagógicos para um melhor desenvolvimento dos alunos.
-          Investir em atividades extra sala, objetivando uma melhor integração entre a escola e os alunos.
-          Capacitar os nossos professores e funcionários, visando uma educação de mais qualidade.
-          Manter parcerias com a Secretaria de educação, mantendo-a sempre presente na instituição e a par do que acontece como também das necessidades da escola.
-          Manter parcerias com empresas de grande porte, para que sejamos apadrinhados sempre que precisarmos realizar um evento ou precisar de um dos seus serviços sócio- culturais e econômicos.
-          Investir estruturalmente nas dependências da escola, proporcionando um maior conforto na acomodação dos alunos.

 

Referencial Teórico


A E.E.F. Monsenhor Joviniano Barreto será o suporte para a formação de um homem crítico, formador de opinião, participativo, reflexivo, autônomo, criativo, solidário e construtor da sua própria história de vida e realidade, sendo ele responsável pelas suas atitudes futuras.
Para essa formação, precisamos dimensionar ações coletivas com os vários segmentos responsáveis pela educação.
Sabemos que existem diferentes processos envolvidos na aprendizagem, bem como uma diversidade de maneiras de aprender. As teorias educacionais ainda estão distantes da prática cotidiana. Os diferentes enfoques teóricos estão sendo questionados e alguns dogmas estão sendo revistos. Em um momento no qual cada vez mais os paradigmas estabelecem uma interlocução entre si e diferentes leituras da realidade, vemos que não existe um só ponto de vista verdadeiro; é necessário retomar alguns dos principais eixos teóricos que norteiam as diversas práticas pedagógicas e as contribuições de cada um para a escola.
Um currículo integrado é uma proposta educativa aberta e ativa, centrada no aprendiz, fruto da negociação dos elementos pessoais envolvidos, que procura organizar o ensino em torno de temas relevantes para o estudante, flexibilizando um maior ou menor grau às fronteiras entre disciplinas acadêmicas, assim como os horários e os espaços escolares, e na medida do possível, conectando todas as fontes de conhecimento com o ambiente sócio-natural-local e global da escola, sempre em um clima de diálogo social no seio da comunidade escolar educativa, de trabalho colaborativo entre todos os elementos pessoais da escola, tendo em vista uma educação integral e individualizada que leva a uma autêntica compreensão e com isso, a um pensamento criativo e crítico.  
Trata-se, em suma, de uma mera perspectiva, de um novo paradigma educacional que busca a unidade dos processos educativos, o que requer uma alta coerência intracurricular.
No que se refere à educação inclusiva, a escola é um dos espaços de ação de transformação, que conjuga a idéia de políticas educacionais e políticas sociais amplas que garantem os direitos da população. A educação inclusiva requer mudanças no processo de gestão, na formação de professores, nas metodologias educacionais, com ações compartilhadas e práticas colaborativas que respondam às necessidades de todos os alunos. A inclusão é um desafio para o sistema de ensino. A promoção da educação inclusiva, fundamentada no princípio da universalização do acesso a educação e na atenção à diversidade, requer uma filosofia de educação de qualidade para todos.
Na busca desse pressuposto é essencial o desenvolvimento de uma pedagogia centrada no educando, a ampliação da participação da família e da comunidade nos espaços educacionais, a organização das escolas para a participação e aprendizagem de todos os estudantes e a formação de redes de apoio à inclusão.
O movimento pela inclusão se constitui numa postura ativa de identificação das barreiras que alguns grupos encontram no acesso à educação e também na busca dos recursos necessários para ultrapassá-las, consolidando um novo modelo educacional de construção de uma escola aberta às diferenças. Através desse embasamento é que tentaremos direcionar a nossa escola para saber lidar no dia-a-dia com as diferenças que possam surgir e orientar toda a comunidade para aceitar e conviver com a inclusão escolar.

 

Proposta Curricular


Princípios e fins da educação


            O ensino será ministrado com base nos princípios do art. 3º da LDB, que dizem:

I.                   Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II.                Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III.             Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV.             Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V.                Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI.             Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII.          Valorização do profissional da educação escolar;
VIII.       Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da Legislação dos Sistemas de Ensino;
IX.             Garantia de padrão de qualidade;
X.                Valorização da experiência extra-escolar;
XI.             Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

De acordo com a Resolução 395/2005 a instituição de ensino deve favorecer a toda comunidade escolar oportunidade no desenvolvimento de sua ação pedagógica.
O nosso currículo tem como parâmetro as orientações do MEC/PCNs, onde os temas transversais se fazem presentes nas áreas convencionais, interligando as questões da atualidade e mobilizando tais conteúdos em torno das temáticas escolhidas, de forma que as diversas áreas não apresentem conteúdos isolados, mas digam respeito aos diversos aspectos que compõe o exercício da cidadania.
Além de preparar as crianças para determinada sociedade, a educação deve constantemente fornecer-lhes referências, estímulos e o estabelecimento de correlação que lhes permitam compreender o mundo que as rodeia e comportarem-se nele como cidadãos responsáveis e transformadores da realidade.
A transversalidade e a interdisciplinaridade são dois mecanismos eficientes na absorção das competências e na construção da cidadania. Ambos se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento e apontam a complexidade do real.
O convívio escolar refere-se a toda e qualquer relação vivida dentro da escola pelas pessoas que formam a comunidade escolar. Todos tentam passar coerência com o que se prega e o que se faz, transmitindo sempre uma mensagem construtiva no trabalho desenvolvido.
Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e a forma de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõe uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar.

Normas de convivência

Dos docentes


            O corpo docente é constituído por todos os seus professores habilitados na forma de legislação em vigor. Ao professor compete:

-          Cumprir e fazer cumprir o regimento escolar, assim como as diretrizes e normas baixadas pela Secretaria de Educação do município, pela direção da escola e pelos normativos do sistema;
-          Elaborar o plano anual, área de estudo ou disciplina de sua competência e orientar as atividades dos alunos de acordo com as diretrizes da escola e com as determinações da Secretaria de Educação do município;
-          Comparecer às reuniões de planejamento didático ou às extraordinárias quando convocados pela direção;
-          Cumprir a carga horária prevista e recuperar as horas-aula quando não houver completado o mínimo exigido por lei;
-          Registrar no diário de classe as atividades, os conteúdos desenvolvidos, a freqüência dos alunos e os resultados da avaliação dos trabalhos escolares, cuidando para que esses registros não contenham erros e nem rasuras;
-          Cumprir os horários e programas de atividades promovidos pela direção;
-          Cooperar na manutenção da disciplina e no incentivo à boa conduta dos alunos;
-          Comparecer às reuniões de pais e mestres com o objetivo de promover a interação entre a família e a escola;
-          Entregar, no prazo previamente estipulado pela secretaria, o resultado do aproveitamento e freqüência dos alunos;
-          Adotar em classe os livros escolhidos pela escola;
-          Prevenir as faltas justificáveis em tempo hábil;
-          Participar de cursos e seminários quando convocados pela Secretaria de Educação do município.

Serão concedidas as seguintes vantagens aos professores da escola, quando em pleno gozo de suas atividades, além dos direitos previstos por lei:

-          Assessoramento técnico-pedagógico;
-          Participar de cursos de aperfeiçoamento;
-          Participar de atividades ou cursos de aperfeiçoamento e/ou atualização.

Dos discentes


            O corpo discente é constituído por todos os alunos regularmente matriculados na escola. São direitos do aluno:

-          Receber, em igualdade de condições, a orientação necessária para realizar suas atividades escolares, bem como usufruir de todos os benefícios de caráter religioso, educativo ou social que a escola proporcione;
-           Participar de todas as agremiações estudantis que funcionem no estabelecimento;
-          Ter garantia de matrícula quando proceder de Escola de Ensino Fundamental da rede municipal;
-          Requerer matrícula de acordo com as possibilidades da escola, quando por motivo justo a tiver cancelado, desde que preencha os critérios de faixa etária, determinada pela legislação em vigor;
-          Ter assegurada a matrícula, mesmo quando repetente, e permanecer na faixa de obrigatoriedade do ensino fundamental;
-          Ser encaminhado ao ensino supletivo, quando repetente fora da faixa de obrigatoriedade do ensino fundamental;
-          Ter assegurado o respeito a sua opção religiosa;
-          Ser respeitado por todo o pessoal da escola e pelos colegas;
-          Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação ou referência;
-          Ser orientado em suas dificuldades;
-          Ser ouvido em suas queixas e reclamações;
-          Receber seus trabalhos devidamente corrigidos e avaliados;
-          Requerer cancelamento de matrícula ou transferência, diretamente quando maior de idade, ou através dos pais ou responsáveis quando for menor;
-          Requerer quantas vias de documentos se fizerem necessárias;
-          Requerer revisão das verificações de rendimento escolar, desde que o faça no prazo de 72 horas após a divulgação dos resultados;
-          Requerer segunda avaliação quando por motivo justificado faltar às verificações realizadas na época prevista;
-          Participar da elaboração do plano global da escola.

São deveres do aluno:

-          Cumprir os dispositivos regimentais, bem como as normas expedidas pela direção da escola;

Nenhum comentário:

Postar um comentário